Atriz
[18 / 09 / 1924 <==> 16 / 05 / 2018]
Mafalda Theotto, mais conhecida como "Eloisa Mafalda" foi uma famosa atriz brasileira, mais lembrada pelo público e fãs através dos seus diversos papéis interpretados em várias novelas feitas para a televisão, embora também tenha participado de filmes para o cinema e peças de teatro.
Neta de italianos, Mafalda já nasceu uma criança alegre na cidade de Jundiaí, estado de São Paulo.
Ela dizia em tom de brincadeira: “Eu era infeliz e não sabia”.
Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram passadas de forma realista, mas não difíceis, pois apesar de ser humilde, tudo o que queria era ser feliz.
Em 1940, os pais se divorciaram.
Para ajudar a mãe no sustento do lar, seu irmão Oliveira Neto foi ser locutor nas rádios Tupi e Difusora de São Paulo e Eloisa Mafalda passou a trabalhar como costureira.
Tempos depois, conseguiu um emprego como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, onde conheceu a alemã Alice Waldvoguel, que lhe ensinou sobre arte e interpretação.
Antes, aos 12 anos, quase participou dos Jogos Olímpicos de 1936, porque era ótima nadadora, mas sua ida à Olimpíada acabou não dando certo pois o pai dela não deixou, sendo que ela mesma contou esta história em seu depoimento ao museu da tv.
O início da vida artística de Mafalda aconteceu por acaso.
O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro.
Para trazer a irmã, a convenceu a fazer um teste de rádio-teatro.
Mafalda fez e foi aprovada, e escolheu o nome artístico de "Eloísa Mafalda", por ser mais bonito que só seu primeiro nome, passando a trabalhar em radionovelas da Rádio Nacional, sendo que em seguida foi para a televisão atuar na TV Paulista.
Eloísa Mafalda permaneceu na TV Paulista até o seu término, quando esta foi vendida para a TV Globo, onde a atriz interpretou papéis inesquecíveis em sua carreira, como a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família; a Maria Machadão de Gabriela; Dona Mariana em Paraíso; Gioconda Pontes em Pedra sobre Pedra e Manuela em Mulheres de Areia.
Porém, sem dúvida, o seu maior sucesso foi Dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro.
Conhecida no Brasil todo e no estrangeiro, a antiga secretária, a discípula de Dona Alice, muito se espanta e se comove com seu sucesso.
E diz de forma graciosa, simpática, verdadeira: “Tudo aconteceu por acaso, porque eu não queria ser atriz, foi tudo uma brincadeira".
Estreou no cinema em 1950 no filme Somos Dois e no teatro, estreou em 1965, na peça "O Morro dos Ventos Uivantes".
Pouco se dedicou à estas áreas de atuação artística.
Eloísa Mafalda foi casada com Miguel Teixeira por três anos, com quem teve dois filhos: Marcos e Mírian.
Não se casou mais após o divórcio, apenas manteve alguns relacionamentos estáveis.
A atriz teve dois netos e dois bisnetos.
Além dos problemas de memória, conviveu por muitos anos com as sequelas de uma fratura no fêmur, após uma queda em casa.
Causa da Morte:
Eloisa Mafalda morreu 16/05/2018 com 93 anos de idade na casa onde vivia com sua filha na cidade de Petrópolis - RJ, devido à insuficiência respiratório em decorrência da idade.
Sepultamento:
O corpo de Eloisa Mafalda foi velado no teatro Poytheama na cidade de Jundiaí - SP, e enterrado no cemitério Nossa Senhora do Desterro, também na cidade de Jundiaí - SP, sua cidade natal.
Av. Henrique Andrés, 360 - Centro, Jundiaí - SP.
Tel.: 11-4521-6092.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°10'52.1"S 46°53'30.2"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________